GERAÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL E MECÂNICA QUÂNTICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Generation and use of sustainable electric energy and quantum mechanics for high schools in the context of the new Brazilian High School

  • Silvana Perez Universidade Federal do Pará
  • Rayanna Corrêa Cabral
Palavras-chave: Matriz Energética;, Aprendizagem Baseada em Projetos, Mecânica Quântica, Circuitos Elétricos, STEAM

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um produto educacional desenvolvido na forma de uma proposta de projeto integrador de 60 horas para o Novo Ensino Médio que busca abordar a geração de energia elétrica de maneira sustentável, relacionando de maneira contextualizada conteúdos de Mecânica Quântica e Eletromagnetismo com a discussão da matrizes energética e elétrica brasileira. O projeto foi desenhado de acordo com a metodologia didática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e enfoque STEAM, com o uso de experimentos de Física, simuladores e produção de um artefato como projeto final. Esse material é fruto de uma pesquisa translacional realizada durante o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, e sua implementação em sala de aula ocorreu em dois espaços: com uma turma de ensino médio de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino da cidade de Igarapé-Miri, interior do estado do Pará; com duas turmas de calouros de licenciatura em Física – EAD da Universidade Federal do Pará. Os resultados foram promissores nos dois cenários de implementação, no decorrer do processo de aprendizagem foram observados indícios de  desenvolvimento de competências e habilidades associadas com o letramento científico e de engenharia. 

Publicado
2024-08-27