GERAÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL E MECÂNICA QUÂNTICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Generation and use of sustainable electric energy and quantum mechanics for high schools in the context of the new Brazilian High School
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um produto educacional desenvolvido na forma de uma proposta de projeto integrador de 60 horas para o Novo Ensino Médio que busca abordar a geração de energia elétrica de maneira sustentável, relacionando de maneira contextualizada conteúdos de Mecânica Quântica e Eletromagnetismo com a discussão da matrizes energética e elétrica brasileira. O projeto foi desenhado de acordo com a metodologia didática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e enfoque STEAM, com o uso de experimentos de Física, simuladores e produção de um artefato como projeto final. Esse material é fruto de uma pesquisa translacional realizada durante o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, e sua implementação em sala de aula ocorreu em dois espaços: com uma turma de ensino médio de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino da cidade de Igarapé-Miri, interior do estado do Pará; com duas turmas de calouros de licenciatura em Física – EAD da Universidade Federal do Pará. Os resultados foram promissores nos dois cenários de implementação, no decorrer do processo de aprendizagem foram observados indícios de desenvolvimento de competências e habilidades associadas com o letramento científico e de engenharia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.