(RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CÉLULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
(Re)construction of the cell concept: a teaching sequence with high school students
Resumo
A abordagem do conceito de célula em sala de aula é primordial para a compreensão de processos e de fenômenos biológicos fundamentais à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica e deter aspectos complexo e abstrato, requer significativa mobilidade cognitiva do estudante para entendê-lo. Isso acaba por inferir dificuldades em sua observação direta, ocasionando obstáculos ao estudo escolar, o que necessita de meios diferenciados como uso de novas metodologias e de novas ferramentas, que corroborem com o processo de ensino, visando ressignificar ideias do senso comum e ajudar os alunos na sua aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de (re)construção do conceito de célula mediante a aplicação de uma Sequência Didática (SD) utilizando os princípios do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) com estudantes do Ensino Médio. A proposta envolveu uma SD aplicada a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio, vivenciando as cinco etapas do CEK: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, que envolveu pré e pós-teste, aulas expositivas-dialogadas, práticas e produção de modelos didáticos. Os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito com relação às funções em nível celular e na diferenciação entre tipos e entre grupos celulares. Alguns modelos mentais apresentavam a representação do ovo-frito. A experiência proporcionada CEK emergidas em suas etapas durante a SD permitiu a construção conceitual e de modelos mentais mais próximos do conhecimento científico, possibilitando a ressignificação do conceito de célula em escala macro e micro. É importante que o professor busque novas alternativas didático-pedagógicas através de um ensino mais dinâmico e atrativo, permitindo aos estudantes revisarem suas concepções iniciais e possam ressignificá-las.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.