A ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA UEPS PARA O ENSINO DE ESTÁTICA

Educational robotics in a (PMTU) for teaching statics

Palavras-chave: Estática de corpo extenso, Aprendizagem significativa, Unidade de ensino potencialmente significativa

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e os resultados obtidos de uma pesquisa voltada para a construção e a aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) desenvolvida na disciplina de Física, junto a uma turma do segundo ano do curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus de Passo Fundo, utilizando-se, como principal recurso, o kit de robótica educacional LEGO. As motivações para esta iniciativa residem na perspectiva de que a robótica educacional pode contribuir com a promoção de um ensino de física mais atrativo, contextualizado, coerente com a realidade dos estudantes e próximo das tecnologias que permeiam o universo da educação. A metodologia utilizada foi norteada pelas teorias da pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos, de pesquisa-ação e experimentais. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da aplicação da UEPS e da análise de questionários abertos. Foi possível identificar junto ao engajamento e o interesse dos estudantes, o desenvolvimento da capacidade de relacionar a física com o cotidiano, o protagonismo e a iniciativa de enfrentar os desafios, reafirmando a importância dessas iniciativas em prol da melhoria do ensino da física.

Biografia do Autor

JUCELINO CORTEZ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF), graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense no campus de Passo Fundo. 

Roberto Wiest, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Informática Sistema de Informação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2019). Atualmente é docente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Passo Fundo com experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas paralelos e distribuídos, linguagens de programação e modelos matemáticos e de simulação.

Alexandre Tagliari Lazzaretti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1995), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Aperfeiçoamento pela Universidade da Flórida - EUA (2016, 2019). Pós-Doutorado pela Universidade da Flórida - EUA (08/2021 a 06/2022). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) - Campus Passo Fundo. Tem experiência na área de sistemas de informação com ênfase em banco de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Dados Semi-Estruturados, Restrições de Integrigidade, Ciência de Dados, Bancos de Dados Não-Convencionais e Modelagem e Simulação de Aplicações.

Publicado
2024-08-26