ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO RECURSO DIGITAL PADLET NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Scientific literacy in the early years: contributions of the digital padlet resource in the teaching and learning process
Resumo
O Ensino de Ciências constitui um caminho relevante na formação de cidadãos críticos e atuantes na sua realidade. Por isso, é essencial ofertar um ensino de qualidade, para que este ganhe significado na vida do aluno desde os anos iniciais de escolaridade. Devido aos diversos entraves existentes no cenário educacional, nem sempre o Ensino de Ciências atinge os objetivos previstos. Nesse direcionamento, a presente pesquisa objetiva investigar contribuições de uma proposta didática no processo de Alfabetização Científica de alunos dos anos iniciais, destacando o uso da plataforma digital Padlet como recurso para evidenciar possíveis indicadores. O estudo apoiou-se na metodologia da pesquisa qualitativa descritiva e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e análise das produções realizadas pelos participantes. A proposta pedagógica desenvolvida em campo utilizou-se da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e dos Indicadores da Alfabetização Científica. A proposta foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Nordeste do Brasil. O recurso Padlet foi utilizado com a finalidade de evidenciar indicadores da Alfabetização Científica do público-alvo. A partir dos resultados analisados, constatou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização Científica fato que aponta que a intervenção pedagógica trouxe contribuições positivas para construção dos conhecimentos dos colaboradores; observou-se ainda que o uso de recursos como o Padlet pode ajudar o professor a avaliar se os estudantes estão (ou não), em processo de Alfabetização Científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.