ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO RECURSO DIGITAL PADLET NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Scientific literacy in the early years: contributions of the digital padlet resource in the teaching and learning process

Palavras-chave: Alfabetização científica, Ciências nos anos iniciais, Tecnologias digitais

Resumo

O Ensino de Ciências constitui um caminho relevante na formação de cidadãos críticos e atuantes na sua realidade. Por isso, é essencial ofertar um ensino de qualidade, para que este ganhe significado na vida do aluno desde os anos iniciais de escolaridade. Devido aos diversos entraves existentes no cenário educacional, nem sempre o Ensino de Ciências atinge os objetivos previstos. Nesse direcionamento, a presente pesquisa objetiva investigar contribuições de uma proposta didática no processo de Alfabetização Científica de alunos dos anos iniciais, destacando o uso da plataforma digital Padlet como recurso para evidenciar possíveis indicadores. O estudo apoiou-se na metodologia da pesquisa qualitativa descritiva e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e análise das produções realizadas pelos participantes. A proposta pedagógica desenvolvida em campo utilizou-se da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e dos Indicadores da Alfabetização Científica. A proposta foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Nordeste do Brasil. O recurso Padlet foi utilizado com a finalidade de evidenciar indicadores da Alfabetização Científica do público-alvo. A partir dos resultados analisados, constatou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização Científica fato que aponta que a intervenção pedagógica trouxe contribuições positivas para construção dos conhecimentos dos colaboradores; observou-se ainda que o uso de recursos como o Padlet pode ajudar o professor a avaliar se os estudantes estão (ou não), em processo de Alfabetização Científica. 

Biografia do Autor

Fabiana Martins Freitas, UEPB

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB); Mestrado em Formação de Professores (UEPB); Especialização em Tecnologias Digitais na Educação (UEPB); Especialização em Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional (ISJT); Licenciatura em Ciências da Natureza (UEPB); Pedagogia (Facibra). É integrante do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida - GRECOMVIDA e do Grupo de estudo Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências - GEPACT. Atualmente é professora efetiva nas cidades de Tacima/PB e Cacimba de Dentro/PB, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Evanize Custódio Rodrigues, UEPB

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui Especialização em Botânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialização em Educação (UFPB) e Especialização em Formação de tutores para licenciatura a distância pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e estudante do curso de Doutorado Profissional do Programa De Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Área de Concentração Ensino de Ciências e Educação Matemática. Área de Pesquisa: Educação Biologia. Linha de Pesquisa Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Integrante do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA)Campus I/UEPB. Atuou como professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UEPB). Atualmente é professora da Educação Básica (Ensino médio) lecionando Biologia ? SEECT/PB e é Coordenadora das Àreas de Ciências da Natureza e da Matemática na ECI Estadual de Ensino Médio Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro. Área de interesse: ensino de biologia, formação docente, ensino médio, iniciação cientifica, alfabetização científica e aprendizagem.

Márcia Adelino da Silva Dias, UEPB

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (2006). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente desenvolve atividades como professora adjunta na Universidade Estadual da Paraíba/Campus I, ministrando as cadeiras de: Instrumentação para o Ensino de Ciências, Epistemologia e Didática do Ensino de Ciências e Microbiologia Geral e Ambiental. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (MECEM), do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT/UEPB. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, no qual são ofertados os cursos de Doutorado Profissional, Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA)/Campus I/UEPB. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação docente, Didática e Ensino de Ciências/Biologia, Educação Ambiental e Etnobiologia. A partir 2010, inseriu as atividades como coordenadora da área de Biologia, no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES e, em 2019, no Programa de Residência Pedagógica/CAPES; permanecendo até 2022. Os projetos de Iniciação Científica, PIBID, Extensão Universitária e PROPESQ têm encontrado continuidade com a Linha de Pesquisa em Didática, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (CCT/UEPB), cujas pesquisas têm sido integradas em um sistema complexo que articula a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura com o programa de Pós Graduação em Educação Biológica.

Publicado
2024-08-26