INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE

  • Isabela dos Santos Carvalho
  • Suzely Trindade Queiroz
  • João Manoel da Silva Malheiro
Palavras-chave: Alfabetização Científica, Clube de Ciências, Ensino por Investigação, Sequências de Ensino Investigativas

Resumo

Este trabalho apresenta considerações sobre uma atividade investigativa realizada em um Clube de Ciências, localizado na região metropolitana de Belém do Pará. O clube integra participantes infanto-juvenis do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. Temos como objetivo analisar indicadores de alfabetização científica que se aproximem do eixo estruturante “compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais” durante a etapa “Escrever e desenhar” da atividade proposta. A abordagem didática utilizada tem como foco Ensino por Investigação, assumindo como estratégia as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) adaptadas para o contexto do clube. A sequência é intitulada “Flutua ou afunda?”, a qual teve como finalidade abordar de forma investigativa os conceitos de massa, volume e densidade. Como metodologia de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, incluindo a análise documental de algumas produções dos participantes. Os resultados sugerem a presença de indicadores de alfabetização científica nas produções individuais analisadas. Logo, verificamos que a atividade investigativa contribuiu para uma compreensão científica mais clara dos conceitos de densidade, estabelecendo conexões as situações do cotidiano, e ao próprio experimento realizado.

Publicado
2023-12-30