INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE
Resumo
Este trabalho apresenta considerações sobre uma atividade investigativa realizada em um Clube de Ciências, localizado na região metropolitana de Belém do Pará. O clube integra participantes infanto-juvenis do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. Temos como objetivo analisar indicadores de alfabetização científica que se aproximem do eixo estruturante “compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais” durante a etapa “Escrever e desenhar” da atividade proposta. A abordagem didática utilizada tem como foco Ensino por Investigação, assumindo como estratégia as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) adaptadas para o contexto do clube. A sequência é intitulada “Flutua ou afunda?”, a qual teve como finalidade abordar de forma investigativa os conceitos de massa, volume e densidade. Como metodologia de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, incluindo a análise documental de algumas produções dos participantes. Os resultados sugerem a presença de indicadores de alfabetização científica nas produções individuais analisadas. Logo, verificamos que a atividade investigativa contribuiu para uma compreensão científica mais clara dos conceitos de densidade, estabelecendo conexões as situações do cotidiano, e ao próprio experimento realizado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.