ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM PARA O ESTUDO DO MAGNETISMO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Investigative teaching as an approach to study the magnetism with high school students
Resumo
Este estudo apresenta os resultados da análise de uma aula sobre magnetismo, conduzida com estudantes do ensino médio em uma escola pública. Utilizando um kit que incluía fio de cobre esmaltado, pilha de 2V, bússola, ímã de neodímio e papel A4 realizamos um laboratório aberto. A análise da aula concentrou-se nas interações discursivas e no processo de construção de conceitos científicos, bem como no desenvolvimento de atitudes e procedimentos característicos da cultura científica escolar. A coleta de dados envolveu anotações, produções dos alunos e gravações das discussões em sala de aula. Os principais resultados destacaram que a abordagem investigativa de ensino pode enriquecer não apenas a compreensão conceitual, mas também as dimensões procedimental e atitudinal da aprendizagem. Durante a aula, os alunos demonstraram uma notável disposição para o diálogo, respeitando as diferenças. No que diz respeito aos procedimentos, destacaram-se a formulação e o teste de hipóteses, bem como a realização de inferências. Em relação ao conceito de campo magnético, os alunos foram capazes de estabelecer a relação entre a intensidade desse campo, o número de voltas da bobina e a distância em relação à bússola.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.