EXPLORANDO OS CINCO SENTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Exploring the five senses from an inclusive perspective in science teaching
Resumo
Na perspectiva inclusiva de educação, o foco não é a deficiência do aluno, mas sim os meios, os espaços, os ambientes e os recursos a serem adequados para que se tornem acessíveis às especificidades de cada aluno. Dentro deste processo educacional inclusivo, busca-se ao máximo entender as capacidades e as potencialidades da criança nas salas de aula regulares, junto aos demais colegas. Tomando como base as teorias do psicólogo russo Lev Vygotsky, foi elaborado um “Guia de atividades experimentais inclusivas para o ensino de Ciências”. As atividades foram planejadas de modo a permitir a participação ativa de todos os estudantes, independentemente da existência de deficiência ou necessidade educacional de algum destes e foram aplicadas a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior de São Paulo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.