BRINCANDO COM A FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE MECÂNICA
Playing with Physics: An investigative activity proposal for mechanics teaching
Resumo
Neste trabalho será apresentada uma proposta de atividade intitulada “Sonic e Crazy Jump: uma proposta de ensino sobre energia” que foi desenvolvida pelos integrantes do Programa de Residência Pedagógica do núcleo de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com uma escola pública federal. O roteiro possui como abordagem o ensino por investigação e é voltado para turmas de segunda série do ensino médio regular, possuindo como foco o ensino de Mecânica através da discussão sobre forças do movimento circular e a conservação de energia mecânica de um sistema. Desta forma, os estudantes serão separados em grupos com os materiais necessários para cada etapa dos experimentos e através da resolução de problemas irão discutir acerca dos fenômenos observados. Ao final, espera-se que os estudantes compreendam os conceitos abordados e sejam protagonistas na construção do seu conhecimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.