EXPERIMENTOS BASEADOS EM ARDUINO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Arduino-based experiments as tool for physics teaching
Resumo
Investigar, analisar, examinar, descobrir, interpretar e propor Modelos para fenômenos físicos são algumas das ações que um Físico desenvolve em sua prática diária. Mas para isto o Físico precisa de ferramentas adequadas para descrever a natureza. Uma possibilidade de realizar tal tarefa é por meio da Computação Física. A Física computacional é uma área de pesquisa interdisciplinar que envolve o uso de conceitos e técnicas da física e da ciência da computação. Além disso, a Computação Física engloba todas as disciplinas que permitem construir equipamentos digitais de computação que interagem com, e respondem à, realidade física analógica que os rodeia, usando software e hardware para este fim. Dentro deste universo surgiu em 2005 a placa Arduino. Esta placa de prototipação foi criada para não especialistas cujas principais características são: ser simples, barata e fácil de programar. Por causa disso, o Arduino tem “ganhado o coração” de vários professores das mais diversas áreas. Tudo isso pode tornar o processo de ensino/aprendizagem cada vez mais “mão na massa” em na linguagem popular. E um ambiente alternativo para desenvolver as competências necessárias dos alunos e dos professores. Objetivo deste trabalho é mostrar a versatilidade da placa Arduino para o Ensino de Física. Mostrar também alguns exemplos práticos de análise de fenômenos físicos relatados em artigos, dissertações de mestrado e projeto de pesquisa com a placa Arduino.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.