BNCC E PNLD 2021: ANÁLISE DE OBRAS DIDÁTICAS À LUZ DAS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
BNCC AND PNLD 2021: analysis of didactic works in the light of science, technology and society relations
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades de ensino, propostas na seção de Ciência, Tecnologia e Sociedade, presente nas obras didáticas da coletânea Ser Protagonista, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contribuem com a formação cultural científico-humanista dentro da fundamentação teórica das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental. A escolha deste livro didático para análise, aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2021). Foram selecionadas 18 atividades que estão vinculadas a seção Ciência, Tecnologia e Sociedade. Destas, 6 estão focadas na área de Biologia, 5 em Química, 6 em Física, e 1 com ênfase na Conservação Ambiental. As atividades foram analisadas com base nos parâmetros de (i) Racionalidade Científica, (ii) Desenvolvimento Tecnológico e (iii) Participação Social (Strieder, 2012). Foram analisadas apenas 2 atividades com ênfase no ensino de física. Como resultado é possível observar que as atividades buscaram fazer uma relação com Ciência e Tecnologia, mas não envolveram todas as dimensões que caracterizam a educação CTS. O conjunto de questões associadas ao texto não favoreciam do desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico que permitisse o debate público a respeito da ciência e para a ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.