COMPREENSÃO DA GRAVIDADE ATRAVÉS DO TRATAMENTO ASTRONÔMICO DAS IMAGENS DAS LUAS GALILEANAS EM SALA DE AULA
Understanding gravity through the astronomical treatment of galilean moon images in the classroom
Resumo
Embora os temas da Astronomia e Astrofísica tenham a capacidade de conquistar o interesse dos estudantes para a Física e Ciência em geral, observa-se o pouco espaço reservado nos livros didáticos a esses temas e, consequentemente, a baixa profundidade em sua abordagem. Há uma demanda, portanto, de produção de materiais de apoio de qualidade, voltados para o Ensino Médio, que atendam assuntos, dentre os quais, as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton, de forma mais específica e detalhada. A presente pesquisa tem por objetivo a idealização de um produto educacional com o potencial de contribuir aos estudantes no Ensino de Astronomia, em conformidade com os PCN’s e a BNCC. A partir do sociointeracionismo de Vygotsky (2007) e propositura teórica de Carvalho (2013), concernente a Sequência de Ensino Investigativo, o desenvolvimento de aulas baseiam-se em trazer o estudante para o locus de agente protagonista e investigador. O Produto Educacional traz um conjunto de questões para que o mediador tenha conhecimento do histórico prévio do aluno e em seguida é apresentado aos discentes um problema não experimental, com base nas pesquisas realizadas por Galileu em 1610, na observação das Luas de Júpiter. Os estudantes realizam ainda uma investigação sobre o contexto histórico da Astronomia e as contribuições de outros observadores da época. Parte-se para a apresentação da geometria da cônicas, com diferenciação entre as categorias de curvaturas através da excentricidade e, por fim, recorre-se à utilização de simulações envolvendo as cônicas, as Leis de Kepler e Gravitação Universal. A pesquisa realiza um comparativo entre as respostas de um questionário apresentado no momento inicial e final do processo investigativo e uma síntese geral do processo de aprendizagem é realizada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.