COMPREENSÃO DA GRAVIDADE ATRAVÉS DO TRATAMENTO ASTRONÔMICO DAS IMAGENS DAS LUAS GALILEANAS EM SALA DE AULA

Understanding gravity through the astronomical treatment of galilean moon images in the classroom

  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Joaquim Borges de Sousa Filho
Palavras-chave: Sociointeracionismo; Ensino Investigativo; Astronomia; Luas de Galileu, Leis e Kepler, Gravitação Universal, Simuladores

Resumo

Embora os temas da Astronomia e Astrofísica tenham a capacidade de conquistar o interesse dos estudantes para a Física e Ciência em geral, observa-se o pouco espaço reservado nos livros didáticos a esses temas e, consequentemente, a baixa profundidade em sua abordagem. Há uma demanda, portanto, de produção de materiais de apoio de qualidade, voltados para o Ensino Médio, que atendam assuntos, dentre os quais, as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton, de forma mais específica e detalhada.  A presente pesquisa tem por objetivo a idealização de um produto educacional com o potencial de contribuir aos estudantes no Ensino de Astronomia, em conformidade com os PCN’s e a BNCC.  A partir do sociointeracionismo de Vygotsky (2007) e propositura teórica de Carvalho (2013), concernente a Sequência de Ensino Investigativo, o desenvolvimento de aulas baseiam-se em trazer o estudante para o locus de agente protagonista e investigador.  O Produto Educacional traz um conjunto de questões para que o mediador tenha conhecimento do histórico prévio do aluno e em seguida é apresentado aos discentes um problema não experimental, com base nas pesquisas realizadas por Galileu em 1610, na observação das Luas de Júpiter. Os estudantes realizam ainda uma investigação sobre o contexto histórico da Astronomia e as contribuições de outros observadores da época. Parte-se para a apresentação da geometria da cônicas, com diferenciação entre as categorias de curvaturas através da excentricidade e, por fim, recorre-se à utilização de simulações envolvendo as cônicas, as Leis de Kepler e Gravitação Universal. A pesquisa realiza um comparativo entre as respostas de um questionário apresentado no momento inicial e final do processo investigativo e uma síntese geral do processo de aprendizagem é realizada.

Publicado
2023-12-30