METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

Active methodologies for teaching Geometric Optics

  • Francisco Carlos Carneiro Salomão Universidade Estadual do Ceará
  • Rousinaldo Ramalho Costa
  • Fellipe dos Santos Campelo Rêgo
  • Thiago Soares Ribeiro
  • José Robson Maia
Palavras-chave: Sequência Didática. Óptica. Gamificação. Metodologias Ativas.

Resumo

Este trabalho propõe uma sequência didática com seis aulas sobre o conteúdo de óptica geométrica (Refração e Reflexão), que serve como ferramenta didática para os professores do ensino médio das escolas públicas, visando proporcionar uma linha de aprendizagem que facilite a assimilação dos conteúdos acima citados. A sequência didática foi produzida e fundamentada nas metodologias ativas: aprendizagem em pares; sala de aula invertida e gamificação, com a finalidade de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e nortear a exploração e exposição dos conteúdos por parte dos professores. Com o intuito de facilitar a aprendizagem, dinamizar o processo de ensino e atrair a atenção do aluno para o conteúdo ministrado, utilizamos como ferramentas tecnológicas os aplicativos Kahoot e Plickers para a aplicação dos elementos de gamificação. Com o intuito de despertar a curiosidade dos alunos, incentivá-los e desafiá-los na busca e apropriação do seu próprio conhecimento foram propostos seis experimentos de baixo custo a serem produzidos e apresentados pelos alunos. Os experimentos foram: Câmara Escura de Orifício; Água Que Inverte a Imagem; Disco de Newton; Dispersão da Luz Branca; Ângulo de Reflexão e Experimento Refração da Luz. A aplicação deste trabalho ocorreu em duas turmas de segundo ano da Escola de Ensino Médio Manuel Matoso Filho, situada na cidade de Russas no estado do Ceará.

Publicado
2023-12-30