UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A proposta desse trabalho é refletir sobre o papel das ferramentas experimentais na relação ensino-aprendizagem de Física e como essas ferramentas podem auxiliar tanto professores como alunos a encararem a ciência física como algo atrativo e motivador. Para tanto, foi construído um roteiro com cinco atividades experimentais, contendo textos sobre os fundamentos teóricos do eletromagnetismo para cada atividade experimental e orientações acerca dos procedimentos de construção e realização dos experimentos, bem como algumas questões a serem respondidas pelos utilizadores, ao longo da execução das atividades. Os experimentos, a saber são: Experimento de Oersted; Eletroimã; Motor elétrico; Bobina, imã e Led's e Freio Magnético. Antes de cada atividade experimental, foi aplicado um pré-teste, a fim de se avaliar a existência de noções conceituais prévias sobre os fenômenos de corrente e tensão induzidas, bem como as concepções alternativas dos alunos sobre o assunto. O mesmo teste foi aplicado após às atividades, com o objetivo de se avaliar, comparativamente ao primeiro teste, se houve alguma alteração no entendimento dos fenômenos estudados. Os processos e instrumentos metodológicos utilizados nesse estudo foram a observação da postura dos estudantes com relação a participação, comprometimento e compreensão das atividades propostas; registro dos eventos importantes ocorridos durante as aulas, avaliação formal; questionário presente na seção: discussão histórica, construção da situação-problema, presente nos roteiros de cada atividade, além dos questionários de opinião.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.