“QUEM PAGA O GATO?”: ENSINO DA ELETRICIDADE COM ENFOQUE CTS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Electricity teaching based on STS to promote Scientific Literacy
Resumo
Este trabalho foi aplicado em uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que atende alunos de Ensino Médio oriundos de comunidades de baixa renda próximas à escola, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes, reativar o laboratório de ciências e ter maior engajamento dos estudantes. Foram elaboradas atividades que priorizam a ação do estudante na construção de circuitos elétricos de maneira prática, leitura e discussão de textos e na elaboração de estratégias para solução de problemas através de debates. Um dos problemas sociais vivenciados nessas comunidades é o furto de energia elétrica (popularmente conhecido como “gato elétrico”), que além de ser um crime previsto no Código Penal, possui diversas dimensões que afetam a vida dos estudantes nas esferas da saúde, da economia e das condições de qualidade de vida. Foram propostas atividades para incentivar o debate relacionando a Física presente nos “gatos elétricos” e suas consequências. As atividades e a culminância foram planejadas com o enfoque CTS ao relacionar os temas da ciência, tecnologia e sociedade na discussão de um tema pertinente ao contexto social dos alunos, favorecendo a construção de ferramentas argumentativas que auxiliem nas suas futuras tomadas de decisão.
“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente
ao III MNPEF ou à XV CIAEF.”
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.