“QUEM PAGA O GATO?”: ENSINO DA ELETRICIDADE COM ENFOQUE CTS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Electricity teaching based on STS to promote Scientific Literacy

  • rodrigo torquato da silva junior ufrj
  • Deise Miranda Vianna Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Barreto De Moraes Fundação Oswaldo Cruz
Palavras-chave: Circuitos elétricos; Ensino de Física; CTS; Alfabetização Científica; Furto de energia elétrica.

Resumo

Este trabalho foi aplicado em uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que atende alunos de Ensino Médio oriundos de comunidades de baixa renda próximas à escola, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes, reativar o laboratório de ciências e ter maior engajamento dos estudantes. Foram elaboradas atividades que priorizam a ação do estudante na construção de circuitos elétricos de maneira prática, leitura e discussão de textos e na elaboração de estratégias para solução de problemas através de debates. Um dos problemas sociais vivenciados nessas comunidades é o furto de energia elétrica (popularmente conhecido como “gato elétrico”), que além de ser um crime previsto no Código Penal, possui diversas dimensões que afetam a vida dos estudantes nas esferas da saúde, da economia e das condições de qualidade de vida. Foram propostas atividades para incentivar o debate relacionando a Física presente nos “gatos elétricos” e suas consequências. As atividades e a culminância foram planejadas com o enfoque CTS ao relacionar os temas da ciência, tecnologia e sociedade na discussão de um tema pertinente ao contexto social dos alunos, favorecendo a construção de ferramentas argumentativas que auxiliem nas suas futuras tomadas de decisão.

“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente

ao III MNPEF ou à XV CIAEF.”

Biografia do Autor

Deise Miranda Vianna, Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro

possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participou como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física-UFRJ e atualmente da Residência Pedagógica(2023 - ). Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS.orcid - https://orcid.org/0000-0001-5846-0841

Roberto Barreto De Moraes, Fundação Oswaldo Cruz

Possui Doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ (2015), tendo realizado período de Doutorado-sanduíche na Université Pierre et Marie Curie - Paris-6, França (2011/12). Possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ (2007), e é Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2020). Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), e em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2019/20). Tem experiência nas áreas de Engenharia Acústica, Ensino de Física e Segurança do Trabalho. Atua como Perito Judicial em processos jurídicos que envolvem acústica e poluição sonora desde 2018. Atualmente faz estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Publicado
2023-12-29