A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA PARA O ENSINO DA 2ª LEI DA TERMODINÂMICA USANDO A METODOLOGIA ENSINO SOB MEDIDA

Environmental degradation as a theme for teaching the 2nd law of thermodynamics through Just in Time Teaching methodology

  • ANDRE ANDRADE RABELO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • LAELIA CAMPOS Universidade Federal de Sergipe
  • TIAGO NERY RIBEIRO Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Termodinâmica, Entropia, Degradação Ambiental, Ensino sob Medida.

Resumo

A segunda lei da termodinâmica rotineiramente é abordada de forma superficial na educação básica, proporcionando dificuldades à compreensão do conceito de entropia e degradação da energia. O desconhecimento sobre degradação reflete implicações importantes nos debates e decisões do cidadão em questões ambientais. Ademais, se um estudante conclui a Educação Básica e não entende a utilidade do conceito termodinâmico de entropia, temos falhado nesse aspecto enquanto professores de Física. Dessa forma, o presente trabalho relata a aplicação de uma sequência didática (SD) que apresenta a segunda lei da termodinâmica, tendo como tema transversal a sustentabilidade ambiental sob o paradigma do crescimento econômico. Utilizamos o Ensino sob Medida como estratégia ativa, adaptando-o ao ensino remoto. O fato de alunas e alunos entrarem em contato com os assuntos anteriormente à aula, aumentou sobremaneira a participação durante as aulas do ensino remoto durante a pandemia (COVID-19). Para análise dos resultados, foi realizado um estudo de natureza quantitativa e qualitativa das respostas aos testes conceituais e final, bem como a apropriação de vocabulário específico nas questões subjetivas, e nas participações durante as aulas. A SD agregou conhecimento e possibilitou pontes com outras áreas, exercitou o pensar mais crítico na interpretação dos fatos e conduziu a uma conexão entre o mundo natural e o social, despertando a curiosidade epistemológica, necessária ao futuro da sociedade.

Biografia do Autor

LAELIA CAMPOS, Universidade Federal de Sergipe

Laélia Campos concluiu o doutorado em cotutela na área de Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e em Toxicologia no Depto de Biofísica da Universidade Paris VII. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe e atua nas áreas: física médica, ensino de física, dosimetria numérica e estatística aplicada. Membro do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Física - MNPEF Polo 11 e da Residência Multiprofissional em Física Médica - Radiodiagnóstico.

TIAGO NERY RIBEIRO, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPEGECIMA; Docente permanente e atualmente coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPF polo 11 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS e Pesquisador do grupo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPECI. Suas áreas de interesse são Ensino de Física e Educação Matemática. Dedica-se também a teorias de Aprendizagem, especialmente a da Aprendizagem Significativa, e a formação de professores.

Publicado
2023-12-29