A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA PARA O ENSINO DA 2ª LEI DA TERMODINÂMICA USANDO A METODOLOGIA ENSINO SOB MEDIDA
Environmental degradation as a theme for teaching the 2nd law of thermodynamics through Just in Time Teaching methodology
Resumo
A segunda lei da termodinâmica rotineiramente é abordada de forma superficial na educação básica, proporcionando dificuldades à compreensão do conceito de entropia e degradação da energia. O desconhecimento sobre degradação reflete implicações importantes nos debates e decisões do cidadão em questões ambientais. Ademais, se um estudante conclui a Educação Básica e não entende a utilidade do conceito termodinâmico de entropia, temos falhado nesse aspecto enquanto professores de Física. Dessa forma, o presente trabalho relata a aplicação de uma sequência didática (SD) que apresenta a segunda lei da termodinâmica, tendo como tema transversal a sustentabilidade ambiental sob o paradigma do crescimento econômico. Utilizamos o Ensino sob Medida como estratégia ativa, adaptando-o ao ensino remoto. O fato de alunas e alunos entrarem em contato com os assuntos anteriormente à aula, aumentou sobremaneira a participação durante as aulas do ensino remoto durante a pandemia (COVID-19). Para análise dos resultados, foi realizado um estudo de natureza quantitativa e qualitativa das respostas aos testes conceituais e final, bem como a apropriação de vocabulário específico nas questões subjetivas, e nas participações durante as aulas. A SD agregou conhecimento e possibilitou pontes com outras áreas, exercitou o pensar mais crítico na interpretação dos fatos e conduziu a uma conexão entre o mundo natural e o social, despertando a curiosidade epistemológica, necessária ao futuro da sociedade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.