A BUSCA POR UMA TEORIA DE TUDO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA
The search for a theory of everything: a didatic unit proposal
Resumo
Frente à importância da utilização da história da ciência para a formação dos alunos da educação básica, o presente artigo propõe uma unidade didática para apresentar a Teoria de Tudo através de uma abordagem histórica. Foi elaborado um texto-resumo para auxiliar professores e estudantes em suas aulas de Física Contemporânea. Além de passar pelas principais unificações da história, o texto aborda o desenvolvimento da teoria da relatividade e da Mecânica Quântica e, também, o problema da incompatibilidade entre essas duas teorias. Faz-se uma apresentação, ainda que rápida, sobre o modelo padrão das partículas elementares, e como esse modelo pode vir a se tornar a Teoria de Tudo através do desenvolvimento da teoria das cordas. Uma unidade didática é desenvolvida em sala de aula e há, por fim, há uma análise das respostas dos alunos a um questionário disponibilizado ao término da unidade didática proposta.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.