A BUSCA POR UMA TEORIA DE TUDO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA

The search for a theory of everything: a didatic unit proposal

  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Julio Francisco dos Santos Sousa
  • Thatyusce Bonfim Gomes
Palavras-chave: História da Ciência, Ensino de Física Contemporânea, Teoria das Cordas e Teoria de Tudo.

Resumo

Frente à importância da utilização da história da ciência para a formação dos alunos da educação básica, o presente artigo propõe uma unidade didática para apresentar a Teoria de Tudo através de uma abordagem histórica. Foi elaborado um texto-resumo para auxiliar professores e estudantes em suas aulas de Física Contemporânea. Além de passar pelas principais unificações da história, o texto aborda o desenvolvimento da teoria da relatividade e da Mecânica Quântica e, também, o problema da incompatibilidade entre essas duas teorias. Faz-se uma apresentação, ainda que rápida, sobre o modelo padrão das partículas elementares, e como esse modelo pode vir a se tornar a Teoria de Tudo através do desenvolvimento da teoria das cordas. Uma unidade didática é desenvolvida em sala de aula e há, por fim, há uma análise das respostas dos alunos a um questionário disponibilizado ao término da unidade didática proposta.

Publicado
2023-12-29