ENTENDENDO A FÍSICA COMO CIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO ENSINO DE FILOSOFIA
Understanding Physics as a Science through an Interdisciplinary Approach to the Teaching of Philosophy
Resumo
Um dos perigos de uma sociedade que se abstém de saber ciência e tecnologia é o conhecimento ficar limitado para poucas pessoas, aumentando o risco de discursos pseudocientíficos e enganosos. Atualmente, os recursos tecnológicos são “caixas pretas” e as informações circulam livremente pelas redes sociais, deixando as pessoas suscetíveis a algumas ideias absurdas como a discussão sobre o Terraplanismo. Neste trabalho, desenvolveu-se uma estratégia interdisciplinar (filosofia, ciências e geografia) de ensino focado no pensamento científico, com base nos Momentos Pedagógicos de Delizoicov e com uma atividade realizada com uma escola do Timor Leste evidenciando que a terra não é plana. Os resultados mostraram a motivação dos alunos em função da interação com alunos do Timor Leste, que eles não sabiam que existia, nem que a língua predominante é a portuguesa, além de mostrar a relação entre as disciplinas e que o conhecimento é global e não segmentado. O presente trabalho conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.