A BIOFÍSICA E A ROBÓTICA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Biophysics and robotics: A proposal for a teaching unit based on project based learning

  • Simone da Graça de Castro Fraiha Universidade Federal do Pará
  • Amanda Cristina Soares da Silva
  • SILVANA PEREZ
Palavras-chave: Robótica Educacional; Músculo Artificial; Aprendizagem Baseada em Projetos; Campos Conceituais de Vergnaud.

Resumo

O uso da tecnologia como ferramenta didática tem ganhado notoriedade no ambiente escolar nos últimos anos em decorrência da ascensão de novas práticas pedagógicas e, até mesmo, influência da pandemia da Covid-19. Além de ser atrativa para jovens da geração atual, a tecnologia é uma área que oferece a oportunidade de desenvolver novas ideias e solucionar problemas científicos dentro do âmbito educacional. Neste sentido, o “Projeto Robótica Na Escola” foi criado, e propõe como atividade extracurricular aulas de Robótica Pedagógica no Ensino Fundamental da rede municipal de educação de um município da região metropolitana de Belém-PA. A fim de relacionar Ciências (Física e Biologia) e Matemática de maneira interdisciplinar com a Robótica em sala de aula, foi pensado em uma proposta didática com o tema “A Biofísica do Músculo Artificial e suas aplicações” onde os assuntos abordados são: mecânica, miologia, programação e função linear. A organização da sequência de ensino escolhida foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que além de instigar o confronto com problemas do mundo real, também engloba várias outras metodologias ativas que podem ser trabalhadas, como desenho de projeto de engenharia e modelo STEAM. A proposta é dividida em 4 etapas: I) Âncora (próteses dos velocistas paraolímpicos) – questão norteadora; II) Investigação científica (trabalhar os conceitos biofísicos envolvidos); III) Projeto de engenharia (trabalhar com programação em Arduino e construir e ou fazer um protótipo funcionar com o Arduino); IV) Aprofundamento. O público-alvo é formado por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, onde é possível revisitar conceitos antes vistos em sala de aula. Para verificar se ocorreu a aprendizagem, a análise será acordo com a teoria cognitivista de Gérard Vergnaud, chamada de Teoria dos Campos Conceituais, a partir da imersão de novas situações abordadas ao longo dos encontros.

Publicado
2023-12-29