DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FFÍSICOS PELA TEORIA DE CAMPOS CONCEITUAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM O USO DA OFICINA “A FÍSICA DO CAMINHAR”

Learning difficulties of physical concepts by the Theory of Conceptual Fields: an investigative approach with the use of the workshop "The Physics of Walking"

  • Catarina Oliveira Nunes
  • Simone da Graça de Castro Fraiha Universidade Federal do Pará
  • Silvana Perez
Palavras-chave: Ensino por Investigação; Campos Conceituais de Vergnaud; Física do Caminhar.

Resumo

Na pesquisa em ensino de Física, uso de novas metodologias para ensinar Ciências é importante para entender de que forma elas podem potencializar o aprendizado dos estudantes. Neste contexto, o uso de atividades investigativas e o enfoque STEAM vem se destacando na literatura da pesquisa na área. A fim de averiguar as potencialidades dessas abordagens para o ensino de Física em turmas de ensino médio brasileiro, a oficina intitulada “A Física do Caminhar”, apresentada deste trabalho, foi criada. Durante as implementações da oficina, são abordados conceitos matemáticos atrelados aos conceitos físicos que estão sendo trabalhados, mais especificamente o movimento do pêndulo simples e proporcionalidade. A partir dessa investigação busca-se entender as dificuldades de aprendizagem dos conceitos considerados na oficina utilizando a teoria cognitivista neopiagetiana chamada Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gérard Vergnaud. Os resultados são construídos por meio da análise das discussões dialéticas orais entre os participantes e os aplicadores da oficina, buscando-se indícios de se os participantes melhoraram seu domínio dos conceitos abordados, demonstrando as potencialidades do uso de abordagem investigativa e STEAM no ensino de conceitos de ciências. Neste trabalho são apresentados dados preliminares obtidos da implementação da oficina piloto “A Física do Caminhar”, para discentes de graduação do curso de licenciatura que são bolsistas de iniciação cientifica e de extensão.

Publicado
2023-12-29