APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O ESTUDO DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta didática baseada no movimento aparente do Sol e construção de relógios solares
BASIC PROJECT BASED LEARNING AND THE STUDY OF BASIC ASTRONOMY CONCEPTS IN THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: a didactic proposal based on the movement of the Sun and the construction of solar clocks
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática no formato de uma oficina de quatro horas que tem como objetivo estudar conceitos básicos de astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A proposta, que aborda o movimento aparente do Sol e explora o uso gnômons com exemplo de relógio solar, foi desenvolvida para ser implementada com estudantes de segundo e quarto ano do ensino fundamental, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. Com a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos com enfoque STEAM, o Ensino por Investigação e o Desenho de Projeto de Engenharia, a atividade busca desenvolver habilidades científicas e de engenharia, por meio da compreensão do movimento aparente do Sol e como ele pode ser utilizado para a construção de um relógio natural. A primeira etapa do projeto envolve a apresentação da situação problematizadora, a elaboração pelos estudantes de perguntas científicas e hipóteses, a apresentação de possíveis formas de testar as hipóteses e o uso de simuladores para a coleta de dados e análise. Na segunda etapa, os alunos são desafiados a projetar e construir um relógio solar funcional, com o uso de materiais disponíveis apresentados pelo mediador.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.