DESENVOLVIMENTO DE UM SITE COM ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Development of a website with experimental scripts for the teaching of astronomy in high school
Resumo
Atualmente as tecnologias da informação e comunicação, as TICs, são uma realidade presente na vida de grande parte das pessoas. Hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet, as TICs apresentam um grande potencial para serem utilizadas nos processos educativos. O uso de experimentos, jogos, simulações, vídeos e outras mídias, possuem grande aplicabilidade nos processos da aprendizagem significativa e podem, facilmente, serem disponibilizados tanto em computadores, como em smartphones e tablets. Apesar da vasta quantidade de informação que temos disponível atualmente, é de fácil constatação que muitas lacunas no ensino da Astronomia ainda precisam ser preenchidas no Brasil. Dentre elas, encontrar informações de cunho prático e experimental para o ensino desta ciência. Pensando nisto, desenvolvemos neste trabalho um site com material didático de cunho prático para a disciplina de Astronomia. Este trabalho se apresenta como uma possibilidade de TIC cujo objetivo é facilitar, no âmbito da educação básica, o ensino de Astronomia, oferecendo a professores e estudantes informações e experimentos confiáveis que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estabelece uma maior interação entre as informações veiculadas no cotidiano do aluno e o conhecimento formal estabelecido pela ciência. O trabalho foi aplicado em uma turma do terceiro ano do nível médio, de uma escola estadual localizada em Alagoas. Como resultados, obtivemos que os alunos gostaram muito do design do site e da forma como as instruções foram colocadas, que possibilitava que eles mesmos pudessem montar os experimentos, mesmo sem a ajuda de um professor. Os resultados mostraram também que eles ficaram interessados em fazer outros experimentos de astronomia. Assim, esperamos que o presente trabalho possa ser uma importante ferramenta para os professores que desejarem ministrar astronomia em suas turmas, ou mesmo para aqueles que desejarem estudar astronomia como um hobby.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.