LÂMPADA INCANDESCENTE X LÂMPADA LED: UMA DISCUSSÃO CTS SOBRE A PROIBIÇÃO DA VENDA DAS LÂMPADAS INCANDESCENTES NO BRASIL POR MEIO DE UM EXPERIMENTO
Incandescent Lamp X LED Lamp: a STS discussion about the prohibition of the sale of incandescent lamps in Brazil through an experiment
Resumo
A experimentação no Ensino de Física (EF), frequentemente, apresenta-se como uma alternativa para contextualizar os fenômenos físicos e motivar os alunos. Neste trabalho, relatamos uma atividade experimental proposta para uma turma de ensino médio, baseada no referencial teórico Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), associado à reprodução de experimentos de baixo custo. Nesse contexto, apresentamos a questão: “Como evidenciar a diferença na eficiência energética de diferentes tipos de lâmpadas?”. Para analisar essa problemática, foi construído um aparato experimental capaz de estimar e comparar o desperdício de energia de diferentes lâmpadas, utilizando os conceitos físicos de calor e calor específico. A realização do experimento revelou potenciais de aprendizagem, em especial, o interesse de alguns alunos na diversidade de lâmpadas disponíveis no mercado e sua conexão entre a geração de energia luminosa e desperdício energético.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.