GAMBIARRA: DIVERSÃO E/OU ENSINO?
Gambiarra: entertainment and/or teaching?
Resumo
Neste trabalho, apresentamos o “Gambiarra”, um jogo didático com baralho e dados convencionais, desenvolvido para o ensino de aspectos operacionais das associações de resistores para aplicação em turmas da terceira série do Ensino Médio. O jogo foi testado e aprimorado com a participação de professores de Física e residentes do programa de Residência Pedagógica do IF/UFRJ ao longo de quase uma década, com aplicações em turmas de uma escola pública federal no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um sistema de regras que propositalmente não requer a produção prévia de qualquer material específico e pode ser reproduzido diretamente tanto no ambiente da sala de aula de Física quanto fora dele. As aplicações da ferramenta parecem mostrar grande potencial atrativo para a participação dos sujeitos envolvidos e também para utilização como parte de diferentes estratégias na sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.