GAMBIARRA: DIVERSÃO E/OU ENSINO?

Gambiarra: entertainment and/or teaching?

  • Carlos Frederico Marçal Rodrigues Colégio Pedro II
  • Vitorvani Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Deise Miranda Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raiane Pacheco Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nataly Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tiago Leal Barcelos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Jogos educativos, Residência pedagógica

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o “Gambiarra”, um jogo didático com baralho e dados convencionais, desenvolvido para o ensino de aspectos operacionais das associações de resistores para aplicação em turmas da terceira série do Ensino Médio. O jogo foi testado e aprimorado com a participação de professores de Física e residentes do programa de Residência Pedagógica do IF/UFRJ ao longo de quase uma década, com aplicações em turmas de uma escola pública federal no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um sistema de regras que propositalmente não requer a produção prévia de qualquer material específico e pode ser reproduzido diretamente tanto no ambiente da sala de aula de Física quanto fora dele. As aplicações da ferramenta parecem mostrar grande potencial atrativo para a participação dos sujeitos envolvidos e também para utilização como parte de diferentes estratégias na sala de aula.

Publicado
2023-12-29