APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO
Team-Based Learning and Experimental Activities for Teaching Magnetism
Resumo
Esse trabalho consiste de uma proposta didática envolvendo a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes, juntamente com atividades experimentais, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Magnetismo. Esta proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Bagé/RS. Os alunos formaram equipes e foram distribuídos 3 textos-guias: Imãs, Campo Magnético e Força Magnética para estudo extraclasse. Seis roteiros de experimentos foram distribuídos, sendo dois por equipe. Dois dos experimentos foram utilizando limalha de ferro para a visualização de linhas de campo magnético em imã e em eletroímã, abordando campo magnético criado por corrente elétrica. Outro experimento foi construir uma bússola caseira com uma agulha visualizando a orientação do campo magnético terrestre. Essas atividades experimentais foram fundamentais para a compreensão dos conceitos de Magnetismo, tornando o aprendizado mais dinâmico e prático. A visualização das linhas de campo magnético em imãs e em eletroímãs e a construção de uma bússola caseira proporcionaram uma experiência sensorial enriquecedora para os alunos. A relação entre corrente elétrica e magnetismo foi abordada através do experimento inspirado no de Oersted e no protótipo de motor elétrico. O experimento para demonstrar força magnética também foi importante para fortalecer a compreensão desse conceito. As equipes se organizaram de duas formas distintas: uma em que cada membro da equipe estudava um dos tópicos dos textos-guias e outra em que todos os membros estudavam todos os tópicos. Em ambas a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes mostrou-se eficaz para estimular a colaboração entre os alunos, havendo muita interação social entre eles, que debateram bastantes os conceitos físicos de cada uma das propostas experimentais desenvolvidas. Alguns foram além do esperado e desenvolveram atividade experimental extra. Após avaliação pré e pós aplicação da proposta através de questionário, pode-se concluir que a aprendizagem foi potencialmente significativa, tendo em vista a grande evolução na compreensão dos conceitos de ambas as turmas. Por fim, a proposta didática aplicada mostrou-se uma estratégia pedagógica eficiente para o ensino de Magnetismo, estimulando a participação ativa dos alunos e favorecendo a aprendizagem significativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.