A PALAVRA QUE ILUMINA: A COMPENSAÇÃO PELA LINGUAGEM COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
The word that illuminates: compensation for language as a strategy in the teaching-learning process of Physics for visually impaired people
Resumo
Partindo da composição “Luz e escuridão”, de Gilberto Gil, utilizando a análise do discurso de Mikhail Bakhtin e tendo como referencial base a Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Lev Vigotski, buscamos responder à seguinte questão: De que maneira a valorização da supercompensação pela linguagem e a utilização de Ciência e Arte podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem de Física para estudantes com ou sem deficiência visual? Discutimos, também, a importância da linguagem oral na produção e atuação de poetas e cantadores cegos brasileiros como as Três irmãs Ceguinhas de Campina Grande [1]. Trazemos, por fim, uma reflexão sobre o potencial de utilização, em sala de aula, de músicas, repentes, poesias, raps e outras formas de expressões artísticas, buscando, dessa maneira, práticas inovadoras que contribuam para processos de ensino e avaliação mais inclusivos.
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