PROPOSTA DE UMA UEPS PARA INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Proposition of a UEPS for introduction to geometric optics in basic education
Resumo
A luz sempre despertou a curiosidade humana, chegando a se atribuir a esse tipo de radiação eletromagnética um caráter de divindade em algumas sociedades antigas. Os primeiros a tentar responder sobre suas origens foram os gregos antigos, em seguida, com o advento do método científico, diversos personagens tentaram explicar os fenômenos luminosos, que contribuem significativamente para a vida humana e a sociedade; porém, a importância desses fenômenos não é tratada na educação básica a partir de um conhecimento que transpasse as fronteiras da física. Por isso, neste trabalho tivemos por objetivo elaborar e aplicar uma unidade de ensino potencialmente significativa – UEPS em um ambiente de website sobre o tema luz, abordando os princípios básicos da óptica geométrica, com o intuito de utilização desse ambiente como um produto educacional para a educação básica, sendo acessível em dispositivos móveis. Para isto, utilizamos como marco teórico os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e a UEPS como estratégia de ensino para elaboração do produto. A metodologia foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório do tipo estudo de caso, no qual se utilizou como instrumento de pesquisa as respostas dos estudantes participantes aos questionários disponibilizados no website. A unidade foi vivenciada por estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, ao longo de sete horas-aula presenciais. A partir da análise dos dados, evidenciamos que a utilização da UEPS tem a potencialidade de oportunizar a interatividade dos estudantes com a unidade e a diversidade de estratégias que ela abrange, também identificamos indícios de oportunidade para, de uma forma mais efetiva, ressignificar os conhecimentos prévios dos aprendizes e de utilizá-la em diferentes ambientes educacionais, contemplando os múltiplos objetivos e finalidades propostos para o produto educacional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.