MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DA PRECIPITAÇÃO EM SANTA TERESA: UMA ABORDAGEM DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA A GESTÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS

Participatory Rainfall Monitoring in Santa Teresa: A Citizen Science Approach to Climate Risk Management

  • Thiago Auer Camilo de Jesus
  • Emanuel Giovani Cafofo
  • Laércio Ferracioli
Palavras-chave: Pluviometria, Ensino de Física, Mudanças Climáticas

Resumo

Estudos revelam que as Mudanças Climáticas estão causando impactos significativos nas variáveis hidrológicas, afetando ecossistemas, recursos hídricos, agricultura e comunidades humanas em todo o mundo. Nesse contexto, uma sequência de oficinas foi estruturada visando levar estudantes do Ensino Médio a refletirem sobre as Mudanças Climáticas a partir de conceitos da Física e Matemática, com um enfoque na articulação entre pensar e fazer, além do referencial da Ciência Cidadã e da Base Nacional Comum Curricular. As oficinas foram realizadas na Escola José Pinto Coelho em Santa Teresa, região serrana do estado do Espírito Santo, a 80 km da capital  Vitória, Sudeste do Brasil, que por sinal é um hotspot de biodiversidade da Mata Atlântica. A primeira oficina foi a medida da vazão do córrego São Pedro, já este trabalho é referente à segunda oficina, que se baseia no monitoramento da pluviometria da região, aplicado a 84 estudantes de três turmas do ensino médio. Cada estudante construiu seu pluviômetro  utilizando uma garrafa PET e durante três meses coletaram dados em suas casas. Como atividade preliminar, houve uma introdução ao conteúdo e atividades mediadas pela metodologia Peer Instruction, logo depois, os estudantes receberam pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA para uma oficina de construção de pluviômetros. Como resultado, dos 84 estudantes,  71 instalaram pluviômetros e 13 não instalaram. Dos 71 que instalaram, 14 não realizaram as medidas de maneira correta. Os alunos foram mapeados e como atividade final, foi solicitado aos estudantes que esboçassem um gráfico da média diária de precipitação de toda  a região. A atividade teve resultados satisfatórios pois mais de 60%  dos alunos demonstraram interesse e entusiasmo a partir desta metodologia. A oficina pode ter potencial de mostrar a importância da pluviometria na manutenção dos regimes climáticos, assim como pode contribuir para o incentivo ao estudo de ciências e suas áreas afins por se basear em um trabalho de teoria e prática.

Publicado
2023-12-29