O ENSINO DA ENTROPIA DE FORMA LÚDICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO HÍBRIDO

Teaching entropy in a playful way: a proposal for a didactic sequence based on hybrid teaching

  • César Américo Oliveira Sousa
  • Francisco Carlos Carneiro Soares Salomão
  • Fellipe Campelo Rego
  • Thiago Soares Ribeiro
  • Jose Robson Maia Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Entropia, Híbrido, Sequência didática.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato da aplicação de um produto educacional voltado ao estudo dos conceitos de níveis de energia, microestado, macroestado e entropia. Ele foi realizado por meio da implementação de uma Sequência Didática, desenvolvida dentro do modelo de ensino híbrido, composta por materiais lúdicos, vídeos e construção de mapas conceituais. Nessa abordagem, os alunos se envolveram ativamente nas atividades, o que levou a facilitar o aprendizado. Essa sequência demonstrou a importância da ludicidade, cujo objetivo era contribuir para o aprendizado e a utilização de habilidades dos alunos, como argumentação, criação de mapa conceitual e socialização – habilidades que muitas vezes não são contempladas no método tradicional de ensino.

Publicado
2023-12-29