ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEÓRICO-EXPERIMENTAL COM O OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Teaching electromagnetism in the 9th grade of elementary school through a theoretical-experimental didactic sequence with a view to meaningful learning

  • Francisco Sérgio da Silva
  • Francisco Carlos Carneiro Soares Salomão
  • Fellipe Campelo Rego
  • Thiago Soares Ribeiro
  • Jose Robson Maia Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Eletromagnetismo; Sequência didática; Aprendizagem significativa; Experimental.

Resumo

Visando contribuir com a melhoria no processo de ensino-aprendizagem, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o produto educacional apresentado no formato de uma sequência didática teórico-experimental (SD), composta por aulas teóricas subsidiadas por uma apostila, simulações e experimentos, destinada ao ensino de Física, em tópicos de eletromagnetismo no 9º ano do Ensino Fundamental. A experiência se apresenta dentro do contexto de uma abordagem de natureza qualitativa, na qual busca descrever, analisar e dar significado de maneira mais fiel aos eventos e fatos que ocorreram durante a intervenção. Para tanto, as análises de resultados foram realizadas utilizando a abordagem qualitativa, mediante respostas dos estudantes, por meio de questionário de opinião respondido depois da aplicação do produto educacional. Os resultados indicaram a relevância da proposta de intervenção oferecida aos estudantes, a construção e utilização do próprio experimento foi o recurso pedagógico de maior relevância, utilizando as simulações foi possível visualizar os fenômenos físicos.

 

Publicado
2023-12-29