ANÁLISE DE PROPOSIÇÕES NA CARACTERIZAÇÃO DO CTPC (TPACK) DE PROFESSORES DE FÍSICA EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Analysis of propositions in the identification of the TPACK physics teachers in professional development

  • Helmo Alan Batista Araújo Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Francisco Custódio
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; CTPC; Arduino

Resumo

O objetivo deste trabalho é buscar proposições que caracterizem o Conhecimento Tecnológico Pedagógico (CTP) a partir de crenças e atitudes de professores de Física no estágio de adaptação da tecnologia, particularmente com o Arduino em conjunto com a Plataforma Expert, durante um curso de Desenvolvimento Profissional (DP). Para tanto, obteve-se informações do CTP dos participantes através de dinâmicas e tarefas durante o período de adaptação da tecnologia vivenciada pelos docentes no curso. Desta feita, utilizou-se das informações adquiridas e da Análise Textual Discursiva para a obtenção de proposições a partir de crenças e atitudes expostas pelos docentes em respostas as atividades. Infere-se que tais proposições representam, com base factual, ações que identificam a formação ou/e desenvolvimento do CTP de professores de Física durante um curso Desenvolvimento Profissional.

Publicado
2023-12-29