A FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O CONCEITO DE REFRAÇÃO NEGATIVA

Contemporary physics in high school: a proposal using the concept of negative refraction

  • Fernando Grillo Araújo Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Gustavo Isaac Killner
Palavras-chave: Física contemporânea; refração negativa; sequência didática; ensino médio.

Resumo

A presença de diferentes tecnologias mostra-nos como vivemos em uma revolução tecnológica, que ocorreu em partes pelos avanços na área de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Sob este contexto observa-se que apesar de a FMC já estar presente nos currículos escolares oficiais, existe ainda uma dificuldade grande em inseri-la na sala de aula. Nesta pesquisa, realizamos uma investigação quanto à influência da Física Contemporânea no aprendizado do aluno, trazendo conceitos dessa física como elemento inovador para o ensino de Física Clássica. O produto educacional desenvolvido é uma sequência didática referente ao conceito de refração, tratando da refração negativa, além da refração convencional. A pesquisa avalia, em duas turmas de ensino médio, o aprendizado quanto ao conceito de refração, sendo que em uma das turmas foi abordado tópicos de Física Contemporânea – no caso refração negativa – e na outra não. Os dados foram coletados a partir de atividades avaliativas dos alunos das duas turmas e um questionário, aplicado somente na turma em que o conceito de refração negativa foi abordado. De acordo com os resultados quantitativos, através do teste t-Student, a média da turma na qual discutiu-se o conceito de refração negativa foi significativamente melhor do que a outra turma, o que nos leva a concluir que trabalhar com este conceito contribui para o aprendizado do aluno. Já com os resultados qualitativos observou-se que as aulas de refração negativa despertaram interesse em boa parte dos alunos, tanto pela novidade do tema, como pela ciência de modo geral, e, para alguns alunos, o conceito de refração negativa ajudou a entender melhor o conceito de refração, como um todo. Os resultados mostraram que a Física Contemporânea pode influenciar significativamente no aprendizado do aluno, como também pode despertar o interesse pela ciência. Por fim, ressalta-se a importância de trazer para a sala de aula um ensino de física que acompanhe os avanços tecnológicos, permitindo ao aluno refletir sobre as tecnologias e os resultados da ciência e possa contribuir de maneira mais crítica e autônoma na sociedade em que está inserido.

Publicado
2023-12-30