ABORDAGEM DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE ELETROSTÁTICA BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Approach to Introductory Concepts of Electrostatics Based on Meaningful Learning Theory
Resumo
Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas e aplicadas em sala ao longo de 12 aulas de 50 minutos, para o ensino de conceitos introdutórios de eletrostática, a alunos de Ensino Médio, tendo como base os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A estruturação das atividades levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a relacionabilidade dos conteúdos com o uso de experimentos e simulações, a consolidação dos conteúdos com a discussão de testes conceituais, a resolução de problemas e exercícios. Os resultados mostram que os alunos se mantiveram atentos, participativos e tiveram grande apreço pelo uso dos experimentos. O simulador PheT Colorado também foi muito bem recebido devido a forma dinâmica de visualizar e interagir com os fenômenos em estudo. Os testes conceituais suscitaram discussões de boa qualidade e foram elogiadas por praticamente todos os discentes. A proposição do problema aberto se mostrou muito eficiente para envolver os alunos. O resultado da avaliação evidenciou um desempenho superior ao constatado anteriormente na disciplina de Física, sugerindo os impactos positivos para a melhoria da qualidade do aprendizado dos conceitos Físicos estudados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.