COLETA CERTA E A SALA DE AULA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DOS JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coleta Certa and classrooms: an investigation into the possibilities of applying modern science board games in Basic Education
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre uso de jogos de tabuleiro modernos de Ciências, investigativo e com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para Educação Básica. O objetivo foi alinhar as necessidades do uso de um jogo de tabuleiro moderno com as limitações diárias da sala de aula. Para isso, foi utilizado o jogo de tabuleiro “Coleta Certa”, que simula um depósito de rejeitos radioativos. O objetivo para os jogadores é monitorar esses rejeitos que são alocados de diversos locais que fazem seus usos, para este depósito. Além disso, o Coleta Certa trabalha com o conceito de meia-vida para decaimento radioativo. Para a aplicação do jogo em sala de aula, foi necessário realizar esta pesquisa com professores de Física, Biologia e Matemática e verificar quais são as melhores condições de aplicação com os seus estudantes. Sendo assim, professores foram convidados a participar de uma proposta, a fim de fazê-los experimentar como seria a aplicação do jogo em sala aula e retornar com sugestões a partir das suas vivências docentes. Para a essa aplicação, foi elaborado um roteiro com uma proposta de atividade contendo o jogo. A partir dos dados coletados durante as aplicações da atividade, ocorreu uma análise de dados por tematização e foi possível verificar que os jogos de tabuleiro modernos, ao serem pensados para aplicação em sala de aula, devem ser rápidos e simples para que possam alcançar as condições de utilização dos jogos de tabuleiro modernos pelos professores e seus alunos na Educação Básica. Levando em consideração esses resultados, foram elaboradas adaptações para o roteiro, diferentes propostas de aplicação do Coleta Certa e sugestões para auxiliar o processo de criação de um jogo, nessas condições, para ser utilizado em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.