UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO ELEMENTOS DE FÍSICA FORENSE EM UMA ABORDAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA
A didactic sequence for teaching the introductory concepts of mechanical physics, using elements of forensic physics in an approach based on the experience of mediated learning
Resumo
A sequência didática proposta fornece uma opção para o ensino dos conceitos iniciais da mecânica clássica de maneira contextualizada através de casos fictícios de cenas de crime para serem solucionados pelos alunos. A sequência didática é composta por seis casos criminais envolvendo os conteúdos: apresentação das áreas de atuação da física, unidades de medida de comprimento e tempo, notação científica, referencial, trajetória, velocidade escalar instantânea, velocidade escalar média, leis de Newton, força de atrito e energia mecânica. Este trabalho foi baseado nos parâmetros da Experiência da Aprendizagem Mediada formulada por Reuven Feurstein, e na hipótese da integração hierárquica (Pozo, Gómez Crespo, 2009). O produto educacional foi aplicado em duas turmas, de uma escola particular, de 9º ano do ensino fundamental. Como resultado, os alunos indicaram que a atividade realizada trouxe motivação para aprender, desenvolvimento social e transcendeu a sala de aula. O caráter lúdico da atividade se mostrou bastante motivadora.
“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente ao (X) MNPEF ou à (__) CIAEF.”
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.