UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE O SISTEMA SOLAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A teaching proposal about the Solar Sistem for Basic Education
Resumo
Observamos um crescente interesse por parte dos alunos da Educação Básica por temas relacionados à Astronomia, contribuindo para isso a ampla divulgação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Também é marcante a presença de temas de Astronomia em textos oficiais que se referem ao currículo da Educação Básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Isso nos motivou à proposição de sequências didáticas voltadas para o ensino de Astronomia na Educação Básica. Organizamos as aulas em sequências didáticas de acordo com temas relacionados ao Sistema Solar, iniciando com uma aula expositiva e reflexiva, contada como aula zero, permitindo que os alunos se expressem e discutam, interagindo socialmente, valorizando o momento, permitindo-lhes buscar uma forma de expressão, além de lhes serem apresentados questionamentos que permitam um levantamento de seu conhecimento prévio e possíveis concepções alternativas, relacionadas ao senso comum. Em seguida propomos sequências didáticas que tornem o aprendizado potencialmente significativo, buscando promover não apenas aprendizagens conceituais, mas experiências investigativas que motivem ao aluno se aprofundar e seguir no aprendizado de Astronomia. Esperamos que as sequências didáticas possam servir para outros professores e alunos como material de estudos em disciplinas eletivas, dentro da proposta do Novo Ensino Médio, diante dos componentes da parte diversificada. As sequências propostas objetivam não apenas um resultado quantitativo, de contribuir para a participação de vários estudantes nas olimpíadas de Astronomia, mas também um resultado qualitativo, buscando estimular e promover experiências de envolvimento e protagonismo por parte dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.