A COSMOLOGIA E ASTROFÍSICA EM LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLD 2018 E 2021
Cosmology and Astrophysics in Textbooks approved in the PNLD 2018 and 2021
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da transposição didática da Cosmologia Moderna e Astrofísica nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2018 e PNLD 2021, a partir de três episódios: a lei de Hubble, a teoria cosmológica do Big Bang e a radiação cósmica de fundo. Com esse propósito, alicerça-se na teoria da Transposição Didática de Chevallard, efetuando a operacionalização dos seus conceitos de despersonalização, descontextualização e dessincretização, alinhados com a abordagem metodológica da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, observou-se que a Cosmologia Moderna e Astrofísica ganhou espaço nas coleções entre as duas edições analisadas, contudo seus conteúdos são apresentados de maneira semelhante em ambas as edições em termos de despersonalização, descontextualização e dessincretização. Essas constatações apontam para possíveis imagens distorcidas da natureza da ciência, do trabalho e do conhecimento científico e a necessidade de pesquisas que investiguem essas possíveis relações na inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.