Projeto de aprendizagem ativa para o ensino de eletromagnetismo utilizando circuitos eletrônicos
Projeto de aprendizagem ativa para o ensino de eletromagnetismo utilizando circuitos eletrônicos
Resumo
Os últimos anos testemunharam a proeminência da aprendizagem ativa na pedagogia, mudando de uma educação centrada no professor para uma educação interativa focada no aluno. A aprendizagem ativa promove o envolvimento direto do aluno com os materiais de estudo, aprimorando as interações entre professor-aluno e entre os próprios alunos, resultando em feedback mais imediato e personalizado. Métodos como salas de aula invertidas, instrução entre pares, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, gamificação e aprendizagem baseada em problemas promovem habilidades criativas e cognitivas. Essas abordagens foram extensivamente estudadas no ensino superior na América do Norte e na Europa, demonstrando desenvolvimento superior de raciocínio e construção de conhecimento em comparação com métodos passivos. Em contraste, a educação na América Latina sofre com métodos de ensino tradicionais. Algumas universidades se destacam, empregando a Aprendizagem entre Pares (PPL) na física, resultando em resultados positivos de aprendizagem. Esta pesquisa destaca os benefícios da aprendizagem baseada em projetos (PBL) para resolver problemas de engenharia com circuitos eletrônicos básicos, conectando elementos práticos e experimentais da PPL, abrangendo aspectos teóricos de circuitos e segmentos experimentais com dispositivos magnéticos. O estudo demonstra a evolução da PBL-PPL em um curso de física de engenharia, apresentando resultados e análise de percepção baseada em entrevistas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.