ENSINO DE FÍSICA E EMANCIPAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O PROJETO MANHATTAN A PARTIR DA TEORIA DE THEODOR ADORNO
Physics teaching and emancipation: a didactic sequence on the Manhattan Project based on Theodor Adorno's theory
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o Projeto Manhattan, na perspectiva da educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), construída no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Física (FEIS – UNESP), a respeito do ensino de física contra a barbárie. A proposta “Ensino de Física e Emancipação: O Projeto Manhattan e a Barbárie” foi pensada e elaborada pela discente em física (autora deste trabalho), com foco no 2º ano do ensino médio, fundamentada pelos pressupostos teórico-críticos de Theodor Adorno. Para Adorno (1995), a liberdade dos indivíduos em relação à classe dominante ocorre a partir do momento em que eles são formados, essa liberdade é alcançada por meio de uma educação crítica e contextualizada. A barbárie representa um retrocesso no processo civilizatório, é a manifestação do ódio e violência em caráter primitivo, por exemplo, a destruição em massa que ocorreu com o Nazismo. A resistência à barbárie só é possível através da formação crítica. Decidimos pelo Projeto Manhattan devido ao seu marco histórico no “boom” científico, além de apresentar todas as características em seu desenvolvimento, do conceito de Barbárie. Na sequência didática, os encontros foram planejados em três fases: I) Conceitualização, II) Exploração e III) Argumentação. Nos encontros finais, será proposta a realização de uma roda de conversa sobre a barbárie (no Projeto Manhattan e na sociedade brasileira atual). Em grupos, os alunos produzirão artigos de opinião sobre as temáticas discutidas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.