O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA: IMAGINÁRIO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIE CURIE

The role of women in science: imagination of high school students regarding the contributions of Marie Curie

  • Rafael Gombrade UNESP
Palavras-chave: Mulheres na ciência;, Radioatividade;, Análise do Discurso.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação que analisou os discursos produzidos por alunas e alunos do Ensino Médio acerca da participação de Marie Curie na construção da “Física das Radiações Ionizantes e da radioatividade”. Para tanto, implementamos uma sequência didática em uma escola no interior do estado de São Paulo. Na quinta aula discutimos questões de gênero presentes no livro de divulgação científica utilizado nesta aula, o qual trazia a informação de que Marie era quem fazia o “trabalho duro”. Em outro momento, o texto cita o “escândalo” que envolveu Marie e Paul Langevin, acontecimento que quase levou a perda do seu segundo prêmio Nobel. Diante dessas ponderações, elaboramos um questionário aberto como instrumento de coleta de dados. As respostas foram analisadas por meio da Análise do Discurso de linha francesa. As análises permitiram inferir que no imaginário dos estudantes não há relação entre o gênero feminino e a realização do trabalho mais pesado, bem como o envolvimento de Marie Currie com Paul Langevin não deveria ser critério para que fosse retirado seu segundo prêmio Nobel. Argumentamos a favor da inserção de discussões sobre questões de gênero na ciência.

Publicado
2023-12-29