FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA CRÍTICOS: DISCURSOS DE LICENCIANDOS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
P hysics teachers training from a critical perspective : discourses of undergraduate physics under supervised internship
Resumo
No Brasil, a universidade foi constituída a partir de inspirações de modelos estrangeiros. Tais influências resultaram em uma identidade híbrida em suas características e funções. Sendo assim, discutir sobre o papel de tal instituição na formação de professores não é trivial, dada a pluralidade de contextos históricos, culturais e ideológicos. Destaca-se que o mundo contemporâneo, a partir das demandas da sociedade atual, carece de professores cada vez mais críticos. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou investigar o papel de uma universidade pública brasileira na formação inicial de professores de Física críticos e como a instituição pode contribuir para o desenvolvimento de profissionais desse perfil. Para tanto foram analisados os discursos de licenciandos em Física produzidos durante o planejamento e após a regência de uma sequência de aulas. A interpretação dos dados, realizada com base no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, revelou a utilização de elementos de criticidade de forma parcial pelos licenciandos, não caracterizando uma perspectiva crítica-emancipadora. Desse modo, é evidenciado que a universidade deve pensar em alternativas para favorecer a formação de professores críticos em sua plenitude, a partir da promoção de mais espaços que estimulem o exercício do pensamento coletivo e colaborativo, da criatividade e da cidadania, bem como viabilizar ações que oportunizem aos licenciandos uma participação mais efetiva das decisões institucionais, propiciando uma maior noção de pertencimento à comunidade universitária e educacional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.