INTRODUÇÃO A RELATIVIDADE GERAL: UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA E FILOSÓFICA A RESPEITO DO CONCEITO DE TEMPO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

Introduction to General Relativity: An Artistic and Philosophical Approach to the Concept of Time for Highly Ability Students

  • Adriano de Sousa Sá IFRJ
  • Eduardo Aquino Lima
  • Tomás Parussolo Alves dos Santos
Palavras-chave: Relatividade Geral; Superdotação; Tempo; Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo apresenta uma sequência didática para introduzir aos alunos do 2º ou 3º do ensino médio, o conceito de tempo segundo a Teoria da Relatividade Geral. O objetivo central do material é incluir os estudantes superdotados com altas habilidades nos campos das artes, filosofia e ou Linguagens. Dado que, frequentemente, tais alunos não demonstram interesse nos conteúdos de física, esse trabalho procura despertar a atenção desses discentes, ilustrando como diversas esferas do conhecimento podem dialogar acerca de um conceito central. No final das aulas, o aluno deverá ter condições de responder qual é a relação existente entre o tempo e a gravidade de corpos que possuem muita massa, como estrelas e buracos negros. A sequência didática foi elaborada com base na didática dos Três Momentos Pedagógicos. Nela, o professor parte da problematização a respeito da relação entre as estrelas e o tempo.  Em seguida são investigados os conhecimentos prévios dos estudantes. Depois, são fornecidos os conceitos necessários para compreensão da problemática inicial, nesse percurso os estudantes são levados a refletir sobre o conceito de tempo apresentado por artistas e filósofos. Por fim, é avaliado se foi possível responder a problemática inicial, interpretando como a Teoria da Relatividade Geral compreende o tempo.

Publicado
2023-12-30