A APROPRIAÇÃO DA FÍSICA COMO CULTURA POR FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA

The appropriation of Physics as a C ulture by future p hysics teachers

Palavras-chave: Física como cultura, desenvolvimento sustentável, formação de professores

Resumo

O desenvolvimento de uma sociedade sustentável, engajada na construção de um futuro viável e igualitário, tem se tornado uma das preocupações centrais em escala global. Conforme sustentado pela literatura especializada, é reconhecido que tanto a cultura quanto a formação de professores reflexivos e críticos desempenham papéis essenciais para enfrentar esse desafio. Ao considerar a formação de professores de Física por meio dessa abordagem, é imperativo que os futuros educadores desenvolvam a compreensão da Física como um elemento cultural. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou investigar elementos inerentes à formação inicial de professores de Física, com o propósito de delinear abordagens conducentes a uma educação científica sustentável, enraizada na compreensão da Física como cultura. Para tanto foram analisados os discursos de licenciandos em Física produzidos por meio de um questionário. A análise dos dados foi ancorada na Análise de Discurso Pecheutiana e nos referenciais teóricos da área de formação de professores e ensino de Física. Os resultados da pesquisa apontam indícios que, no imaginário dos participantes, a Física é principalmente concebida como uma disciplina que proporciona explicações para os fenômenos naturais, negligenciando as complexidades históricas, sociais, ideológicas e filosóficas que a permeiam. Tal constatação também evidencia um afastamento dos futuros professores à reflexão crítica. Essas problemáticas podem estar diretamente relacionadas com a forma como o curso de licenciatura se estrutura, apresentando uma matriz curricular compartimentalizada, o que dificulta o desenvolvimento da reflexão crítica. Sendo assim, conclui-se que é primordial que, durante a etapa de formação inicial de professores de Física, sejam delineadas abordagens que promovam uma educação científica crítica, transformadora e sustentável.

“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III MNPEF e é uma produção referente à XV CIAEF.”

Publicado
2023-12-29