SOFTWARE MODELLUS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA NO CEARÁ
Resumo
O artigo apresenta os resultados da aplicação de uma metodologia ativa que usa simulações dos fenômenos físicos com o software Modellus como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia proposta neste estudo, aplicada em uma classe do primeiro ano do ensino médio para ministrar os conceitos da mecânica clássica (especificamente trabalho e energia), é justificada pelos resultados encontrados em artigos publicados na literatura que usam tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas auxiliares, capazes de realizar simulações e animações dos fenômenos físicos por meio dos respectivos modelos matemáticos, com alto grau de precisão. Os resultados obtidos foram avaliados através da aplicação de questões para resolução e de uma pergunta sobre a satisfação dos estudantes com a metodologia usada nas aulas. Assim, concluiu-se que a metodologia usada neste estudo contribuiu para a melhoria da compreensão dos conceitos e da modelagem matemática associada aos fenômenos físicos apresentados em sala de aula, e estimulou os estudantes a serem protagonistas do processo educacional, como preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Curricular Comum (BNCC). Essas descobertas demonstram o potencial do uso de ferramentas pedagógicas baseadas em tecnologia para melhorar o aprendizado dos estudantes em educação científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.