O CONCEITO DE ‘FORMAÇÃO’ NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGULAMENTAM A EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA ANÁLISE DE UM LICENCIANDO EM FÍSICA

The concept of 'training' in the official documents that regulate Basic Education from the analysis of a Physics graduate

  • Rafael Guerra de Oliveira Universidade Estadual Paulista/Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
  • Fernanda Cátia Bozelli Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Formação; Educação Básica; Documentos oficiais; Formação de professores de Física; Estágio.

Resumo

É sabido que o processo educacional deve estar orientado para o desenvolvimento global dos indivíduos, isto é, para além da dimensão cognitiva. Atrelado a isso, entende-se que é necessário considerar as particularidades de cada ser humano, assegurando-os e potencializando-os ao longo do processo formativo. Neste caso, vale ressaltar que o processo de formação se inicia antes mesmo do indivíduo adentrar no ambiente escolar e, também, não é nem um pouco linear. Isso implica que, antes de os indivíduos ingressarem na Educação Básica, eles já estão ou deveriam estar se formando, pois é dever do Estado e da família, em colaboração com a sociedade, criar condições para que cada pessoa se desenvolva. Embora os documentos oficiais educacionais busquem estabelecer o que seria a formação, e como esse processo pode ocorrer, há alguns aspectos que devem ser refletidos, ou seja, ao traduzir o que muitos documentos evidenciam sobre a formação, o que pode aparecer e que implicações isso traz para o processo de ensino e aprendizagem de Física e, para a formação de professores de Física? Dessa forma, esse estudo, o qual possui natureza qualitativa e viés bibliográfico, se propôs a analisar e evidenciar os significados e efeitos de sentido relativos à palavra formação, que emergem do ideal de formação que é almejado para os estudantes da Educação Básica, a partir da experiência de um licenciando em Física, no contexto do estágio e da realização do trabalho de conclusão de curso. Para isso, partiu-se da análise das últimas versões dos documentos oficiais (LDB, PCN, DCN e BNCC) que regulamentam a educação no Brasil. Após a análise de tais documentos, constatou-se que eles abordam o tema de maneira simplificada e pouco explícita, acenando para uma construção de sentidos e significados amplos e polissêmicos. E, ainda, percebe-se que são empregados vários adjetivos ao termo formação como, por exemplo, “formação integral” e “formação global”. Deste modo, espera-se que tais reflexões possam contribuir para compreensão acerca de como os processos formativos podem estar se desdobrando e, também, delinear considerações que possam, pelo menos em parte, colaborar com o debate sobre o ensino de Física e o tipo de formação que se delineia para a educação básica e que desafios surgem juntamente com ela que envolve o processo de ensino e aprendizagem e a própria formação de professores.

Publicado
2023-12-29