O USO DA BOMBA D'ÁGUA MANUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA

The use of the manual water pump as a didactic resource in hydrostatics and hydrodynamics classes

  • Fernando de Freitas Marques Calazans Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 09, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Mossoró
  • Jusciane da Costa e Silva Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 09, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Mossoró https://orcid.org/0000-0002-1442-1629
  • Naiara Cipriano Oliveira Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Universidade Regional do Cariri https://orcid.org/0000-0001-6647-5656
  • Gustavo Oliveira Gurgel Rebouças Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos https://orcid.org/0000-0002-9162-9597
Palavras-chave: Bomba d'água; Hidrostática; Hidrodinâmica; Ensino de Física

Resumo

O conceito de pressão no interior de um fluido encontra aplicação em diversos equipamentos do cotidiano, como bombas de água manuais e elétricas, borrifadores de água e nebulizadores de ar, estes são apenas alguns dos dispositivos nos quais os conceitos envolvidos são empregados sem que se perceba. No entanto, a abordagem desse conceito em sala de aula é frequentemente feita de forma teórica. No caso de um fluido em equilíbrio, a relação entre a pressão e a profundidade é dada pelo teorema de Stevin, que pode ser facilmente observado ao mergulhar gradativamente, aumentando a profundidade, em uma piscina. Assim, para uma melhor compreensão dos conceitos ligados à mecânica dos fluidos, propomos a construção de um aparato experimental: um vaso comunicante. O objetivo deste experimento é elucidar o funcionamento de uma bomba manual d'água utilizada em garrafões de 20 litros, garrafas PET e em uma pisseta de laboratório. A bomba desempenha a função de retirar a água ao elevar a coluna líquida até a saída do recipiente. O princípio deste experimento didático é observar o comportamento de uma ou mais colunas de água acopladas ao recipiente por meio de tubos transparentes, que podem ser mangueiras comuns de diâmetros diferentes. Dessa maneira, ao empregar a bomba, é possível examinar o comportamento da coluna de água nos tubos e, consequentemente, medir a pressão interna que ela gera com base no teorema de Stevin. O sistema de vasos comunicantes possibilita a ligação de um dos tubos à câmara de ar do recipiente. Com essa montagem, a superfície de um dos tubos ficará em contato com a pressão interna do ar contido no recipiente, e não com a pressão atmosférica. Desse modo, os vasos comunicantes funcionam como um manômetro, permitindo a identificação da diferença de pressão por meio da diferença de altura entre as colunas de água. Além disso, podemos determinar a velocidade de saída da água nas bombas e o seu alcance utilizando a equação de Bernoulli. Portanto, as montagens propostas visam o entendimento das bombas por meio dos conceitos básicos da hidrostática e da hidrodinâmica.

Publicado
2023-12-29