UM PRODUTO EDUCACIONAL OPERACIONALIZADO POR RECURSOS TDIC PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO: DA MECÂNICA CLÁSSICA À RELATIVIDADE ESPECIAL
An Educational Product for the study of motion based on digital ICTs: From Classical Mechanics to Special Relativity
Resumo
O ensino de Física Moderna na Educação Básica tem sido negligenciado, com abordagem apenas no último ano do Ensino Médio, superficialmente. Este artigo apresenta um produto educacional que permite explorar o tema sobre Movimento fundamentado nas teorias das Cinemáticas Clássica e Relativística. Fundamenta-se a pesquisa por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo principal é a apresentação de um produto educacional que promova uma aprendizagem significativa e crítica. Para isso, embasa-se o referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel articulada com outras teorias; a saber, a Teoria de Educação de Novak, o Modelo de Gowin, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira. As ferramentas didático-metodológicas empregadas abrangem um experimento construído pela plataforma Arduíno, simulações, vídeos e mapas conceituais. Desta forma, considerando os significativos resultados obtidos por meio de sua implementação, apresenta-se um produto educacional como suporte instrucional para abordagem do tema em questão.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.