A Física de Partículas em Livros Didáticos aprovados no PNLD 2018 e 2021: Uma análise a partir da Transposição Didática
Particle Physics in Textbooks approved in PNLD 2018 and 2021: An analysis from the Didactic Transposition
Resumo
O desenvolvimento científico das décadas de 70 a 90 trouxe novas perspectivas ao fazer científico, especialmente na Física de Partículas Elementares (FPE), indicando a importância da introdução desses conhecimentos na educação básica. A pesquisa analisou os livros didáticos de física aprovados pelo PNLD de 2018 e 2021, usando a Transposição Didática e seus atributos. Em 2018, 3 coleções não abordavam a FPE, 5 descreviam uma breve introdução e apenas 4 dedicavam um capítulo exclusivo ao tema. Ao traçarmos uma relação comparativa das obras contidas em ambos os editais, percebemos que algumas coleções do PNLD de 2018 apresentam uma abordagem mais sistematizada da FPE, retratando com mais rigor os conceitos relacionados ao tópico. Já na edição do PNLD 2021, notamos que não há coleções que destinam um capítulo exclusivo para FPE, essa mudança no PNLD 2021 indica um retrocesso nas discussões sobre a inserção da FPE na educação básica, resultando em uma abordagem superficial do tema nas obras analisadas, o que pode distanciar os estudantes da ciência desenvolvida nos laboratórios e centros de pesquisa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.