APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: MEDIANDO O ENSINO DE TEMAS DE FÍSICA

Project-based learning: mediating the teaching of physics topics using microcontrollers

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos, Ciência - Estudo e Ensino, Tecnologia educacional, Física

Resumo

Neste trabalho apresenta-se resultado da aplicação de uma sequência de atividades de ensino, elaboradas para possibilitar contato com conceitos de Física, empregando Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O estudo teve como questão problema a potencialidade do uso de metodologias ativas na formação de professores e na utilização da ABP na pesquisa e resolução de problemas em Física. O objetivo principal foi avaliar a efetividade do método ABP para a aprendizagem de conceitos de Física, por meio do trabalho colaborativo com atividades de programação e análise de dados. A metodologia empregada incluiu uma sequência didática baseada na aprendizagem baseada em projetos (ABP) com o uso de microcontroladores. O campo de aplicação foi o ensino de Física e Tecnologia sendo as atividades realizadas com duas turmas da graduação em Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa, uma da primeira e outra da terceira séries no ano de 2019, Tais atividades consistiram na construção de um dispositivo para leitura de variáveis que fizessem conexão com temas da Física, culminando na construção de um veículo controlado a distância que fornecesse dados coletados pelos sensores embarcados. Os alunos, também participaram de um torneio de lançamento de foguetes para o que desenvolveram um foguete capaz de transmitir dados em tempo real. Os principais resultados mostraram que a metodologia de ensino ativo contribuiu para aquisição de habilidades e competências relacionadas à resolução de problemas e que a aprendizagem baseada em projetos foi efetiva para tratar temas que envolvem interdisciplinaridade. Foi constatado que os alunos experimentaram a potencialidade do uso de metodologias ativas, em especial, a aprendizagem baseada em projetos na pesquisa e resolução de problemas em Física. O trabalho colaborativo foi valorizado e os alunos puderam perceber a importância de aprender uma linguagem de programação para automatizar ou realizar medidas de sensores. Além disso, foram identificados ao se estudar os princípios físicos do funcionamento dos sensores. Concluiu-se, portanto, que a experimentação e a contextualização através de metodologias ativas são motivadoras para despertar o interesse dos alunos e melhorar a efetividade do ensino de Física. As conclusões ressaltaram a importância do uso de metodologias ativas e de tecnologias no ensino de ciências.

“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente ao CIAEF.”

Biografia do Autor

HERNANI BATISTA DA CRUZ, PPG Ensino de Ciência e Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Ensino de Física (UEPG). Graduação em Bacharelado em Física (UEPG). Graduação em Licenciatura em Física (UTFPR). Graduado em Tecnologia em Sistemas para Internet (UNIÃO).

SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2023-12-30