PROPOSTA DE ENSINO DE ÓPTICA DA VISÃO PARA O ENSINO MÉDIO
Proposal for teaching optics of vision in secondary schools
Resumo
O presente trabalho objetiva a elaboração de ações no ambiente escolar que permitam ao aluno refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. A proposta foi desenvolvida no polo 35 do MNPEF na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi elaborada uma sequência didática (SD) relacionada ao tema óptica da visão, contemplando a componente curricular Matéria e Radiação, abordando-se conhecimentos referentes ao Espectro Eletromagnético e o conteúdo Luz Visível e Propriedades Ópticas. O objetivo da proposta foi desenvolver recursos didáticos para potencializar o entendimento dos conceitos físicos abordados sobre o funcionamento do olho humano e possibilitar aos alunos situações que lhes permitam formular e avaliar hipótese sobre um fenômeno suscetível de ser observado em laboratório. Ao aprofundar o estudo sobre as alterações da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo, daltonismo) o aluno pode identificar precocemente sinais de alerta e saber em que situações procurar precocemente o tratamento e/ou correção adequados, impedindo a possibilidade de cronicidade da patologia e facilitando sua correção e/ou cura. De modo complementar e para auxiliar a execução da SD foi construído um modelo físico do olho humano, e que permitiu o estudo experimental da óptica da visão, especialmente dos defeitos fisiológicos do olho humano. Pode-se concluir a SD e o modelo físico do olho humano constituem em instrumentos facilitadores da aprendizagem. A SD mostrou-se ser de fácil aplicação, pois se constitui em um guia para as aulas, elaborada levando-se em conta objetivos de aprendizagem pretendidos e metodologias e estratégias de ensino ativas e centradas no aluno, permitindo o desenvolvimento das potencialidades individuais.
“Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente ao CIAEF.”
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.