A MECÂNICA QUÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018 E 2021: UM COMPARATIVO A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Quantum Mechanics in Textbooks Approved by PNLD 2018 and PNLD 2021: A Comparative Analysis from the Didactic Transposition

  • Ana Caroline Thiara dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Transposição didática; Física Moderna e Contemporânea; PNLD.

Resumo

A importância da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica tem sido um foco de pesquisas. Nesse contexto, uma preocupação central é a abordagem dos conteúdos nos livros didáticos (LD), amplamente utilizados em sala de aula. Para compreender como os LD abordam a FMC, recorre-se à Teoria da Transposição Didática (TD) de Yves Chevallard, que identifica as diferenças entre o conhecimento científico sistematizado e o conhecimento levado para a sala de aula. No Brasil, a mudança da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) resultou na reformulação dos LD para atender às novas competências e habilidades. O presente trabalho tem como objetivo analisar, com base na TD, as mudanças na abordagem da Mecânica Quântica (MQ) nos LD do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018 e 2021. A análise utilizou da Análise de Conteúdo de Bardin e examinou atributos da TD, como despersonalização, dessincretização e descontextualização. Assim, foram analisadas 12 coleções de Física do PNLD 2018 e 7 coleções de Ciências da Natureza do PNLD 2021, totalizando 18 coleções que abordam a MQ. A exceção foi a coleção Conexões do PNLD 2021, que não incluiu a MQ. A análise mostrou uma redução geral na quantidade de páginas dedicadas à MQ na edição de 2021. E comparando os atributos da TD nas coleções de 2018 e 2021, percebeu-se que os LD de 2021 apresentaram maior redução na abordagem histórica e atributos mais evidentes. Desse modo, essas mudanças empobreceram os conteúdos, omitindo o contexto de desenvolvimento e as motivações por trás das investigações da MQ, bem como excluindo referências a diversos cientistas. Outro aspecto identificado foi a redução significativa na quantidade de atividades propostas nos LD de 2021 em comparação com os de 2018. Assim, destacamos que as mudanças na abordagem da MQ nos LD do PNLD 2021, sob a perspectiva da TD, indicam maior ênfase em distorções históricas, simplificação dos conteúdos e aproximação com abordagem feita na Física Clássica, o que pode impactar negativamente a compreensão e o interesse dos estudantes em relação à FMC.

Publicado
2023-12-29